terça-feira, 24 de abril de 2012

Aos meus caros amigos da EDP...

No Verão passado fizemos umas obras na nossa instalação electrica, com um electricista devidamente encartado, mas completamente chanfrado (muitos choques penso eu).
No final de 2011 recebemos uma conta de apenas 9 euros, pois está claro que o homem cá de casa (o mais velho, agora são tantos) ficou todo contente e deu por bem empregue o dinheiro pago ao electricista.
Passados 2 meses veio a realidade, uma bela e grande conta de 3 algarismo, já com IVA a 23%. A conta anterior tinha sido engano segundo a EDP (enganados fomos nós que pagamos consumos de 2011 com IVA de 2012...... ratos).
Os gemeos nasceram e verdade seja dita que o consumo de electricidade andou um pouco descontrolado.
No principio deste mês nova conta da EDP, novamente com 3 grandes digitos  (por vergonha prefiro ocultar, mas que daria para pagar um mês da prestação do nosso T2).
Assim, medidas drásticas foram adoptadas nestes nossos 90 metros quadrados:
- máquinas de lavar ou secar roupa só mesmo depois das 22 horas (temos o bi-horário semanal), sem excepções!
- todos os dias às 22 horas toma-se nota do consumo diário, tendo-se por meta não consumir mais de 10 Kw por dia (se algum dia se ultrapassar esse valor, tentar descobrir quem foi o "malandro")
- a loiça voltou a ser lavada à maneira antiga: cuba cheia de agua a ferver e detergente, tudo de molho, lava-se, coloca-se de lado e depois tudo passadinho por água fria; a máquina de lavar loiça só mesmo em dias de festa ou jantarada (o gás também anda "baratinho" anda, vamos lá ver se  tambem não somos surpreendidos)
- as contagens irão ser dadas religiosamente nas datas aconselhadas na factura
- O jarro electrico (onde fervemos a água para os biberões e que realmente é bastante prático) só funciona depois das 22 horas e ferve-se água a contar para todas as mamadas
-  Tostadeira e forno (o meu ainda por cima é electrico) só mesmo ao fim de semana como miminho ao nosso palato!
- o termoventilidor adquirido há uns anos e que foi o mais baratinho que havia (devia ser de boa eficiência devia) foi para o lixo depois de constatarmos como "bebia" energia.

Quero agradecer aos senhores da EDP por terem ajudado à nossa criatividade, agora que estamos inspirados mais medidas serão certamente implementadas.

Espera-se proxima conta com 2 dígitos... Mas só o futuro o dirá!

1 comentário:

  1. Uma pessoa tem mesmo que se adaptar a tudo! Mas também verdade seja dita...a carteira é que manda. Beijocas

    ResponderEliminar